Mostre lá a factura!

719181

 

 

“Mostre lá a factura!” – diz o fiscal das Finanças

Tipo autoritário, como quem caça otário

E eu, distraído, saindo do café às pressas

Dei com ele pela frente (disse chamar-se Mário)

 

“Mostre lá” – insistiu ele – “mostre lá qu’eu é que sei!

Da bica e pastel de nata, que eu vi que comeu!”

Face ao meu cenho duro, disse ser coisa da lei

Mas cá p’ra mim fui pensando: Qual é a tua, ó meu?

 

Os humores a subir e’a conversa aquecia

Ele engrossava a voz só para intimidar

De repente senti qu’o sangue nas veias fervia

 

Espetei-lhe o dedo: “Tenho recadinho a dar,

diga lá ao seu chefe o que disse o Viegas,

em vez de tomar factura, tome onde mais gostar!”

 

 

Manuel Sadino

15/2/13

 

Deixe uma Resposta

